O Outono já começou, mas ainda dá para sentir aquele calor de Verão. Desta forma, o ar condicionado continua sendo usado frequentemente pelas pessoas tanto no ambiente de trabalho quanto em casa. Apesar de proporcionar um alívio do calor, o aparelho também pode prejudicar a saúde ocular.
Durante épocas do ano que são mais quentes, em geral a umidade também fica baixa. Em um ambiente refrigerado pelo ar condicionado, ela pode cair ainda mais. Portanto, mais do que nunca fica nítida a importância de se manter a hidratação do corpo. A saúde ocular é prejudicada pela baixa umidade porque a produção de lágrimas fica impactada, impedindo que os olhos fiquem lubrificados. E esta situação pode se agravar em um ambiente com ar condicionado.
Proteção constante
Além de hidratar os olhos, as lágrimas também têm o papel de protegê-los da ação de bactérias, através da eliminação de impurezas. Os sintomas da desidratação dos olhos são muito semelhantes aos da conjutivite, portanto é preciso atenção. São eles: coceira, ardência, sensação de incômodo nos olhos e vermelhidão. Uma vista com problema de hidratação fica mais sensível a doenças como ceratocone e ceratite, entre outras.
Você já sabe da importância de consultas regulares ao oftalmologista. Portanto, é importante se lembrar de quando foi a sua última visita.