Dá pra enganar: a pimenta passa a imagem de um alimento forte, que causa muitas reações no corpo e que provavelmente faria mal para nosso organismo, certo? Errado. Pelo menos para o coração, seus efeitos são benéficos.
A intuição pode levar a crer que a pimenta causa aceleração e danos ao coração a ponto de causar problemas cardíacos. Mas essa não é uma verdade. “A pimenta vermelha faz bem ao coração. Estudos mostram que há nela substância oxidantes, responsáveis por proteger o coração da velhice, combatendo os radicais livres”, explica Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo.
O doutor esclarece que quem não está acostumado a consumir o alimento não deve mudar seus hábito alimentares, forçando para inclui-lo no dia a dia. Trata-se de um alimento muito específico e que não agrada todos os gostos. Mas quem tem a pimenta incorporada no seu cotidiano pode ficar tranquilo e ter algumas vantagens no longo prazo.
Estudos indianos recentes mostram que outro condimento apimentado, o curry, também podem trazer benefícios à saúde. Apesar da ideia de que ele “esquenta” e aumenta a frequência cardíaca, substâncias presentes no tempero podem ter o efeito contrário: diminuir a pressão arterial e a hipertensão, contribuindo para a saúde do coração.
fonte:coracaoalerta